Câmara de Anaurilândia debate trânsito, estradas rurais e aprova requerimentos durante sessão ordinária
Imagem: JCA NEWS
A Câmara Municipal de Anaurilândia realizou, no dia 8 de junho de 2026, mais uma sessão ordinária marcada pela aprovação de indicações e requerimentos, além de debates sobre infraestrutura, trânsito e recuperação de estradas rurais.
Entre as matérias aprovadas, destaque para a indicação dos vereadores Danilo Bastos, Mara e Leonardo Platero, solicitando ao prefeito municipal, Professor Rafael Hamamoto, a disponibilização de um veículo para atender a Secretaria Municipal de Cidadania.
Também foi aprovado requerimento do vereador Ronei Pardini solicitando à AGESUL, ao Governo do Estado e ao deputado estadual Antônio Vaz providências urgentes para a manutenção e recuperação da rodovia MS-395, especialmente no trecho entre o distrito de Vila Quebracho e o município de Bataguassu.
Outro requerimento aprovado, de autoria do vereador Danilo Bastos, pede a regulamentação do comércio ambulante de doces, salgados, refrescos e bebidas no Balneário Municipal, por meio de cadastro e regras específicas para os interessados em atuar no local.
Debate sobre representação contra vereadora
Um dos assuntos mais discutidos da sessão foi a leitura de uma representação por possível quebra de decoro parlamentar apresentada pelo diretor municipal de trânsito, João Roberto de Melo, contra a vereadora Mara.
Durante a palavra livre, a parlamentar afirmou que apenas exerceu seu papel de fiscalização ao cobrar melhorias no trânsito do município, destacando a falta de sinalização, placas e faixas de pedestres. Mara defendeu que continuará cobrando providências do Executivo e dos responsáveis pelos setores públicos sempre que considerar necessário.
Diversos vereadores manifestaram apoio à vereadora, entendendo que não houve ofensa pessoal ao diretor de trânsito, mas críticas relacionadas à atuação do setor. Parlamentares defenderam o arquivamento da representação e ressaltaram a importância da independência do Poder Legislativo.
Estradas rurais e transporte escolar também foram pauta
Os vereadores também discutiram os impactos das fortes chuvas nas estradas rurais, especialmente nos assentamentos Esperança e Barreiro.
O presidente da Câmara, Celsinho Alves, destacou a situação crítica de uma ponte no Assentamento Esperança e pediu esforços conjuntos para a abertura de uma estrada alternativa que poderá reduzir significativamente o deslocamento de moradores e estudantes da região.
Outros parlamentares reforçaram a necessidade de investimentos na recuperação das vias rurais e manifestaram apoio à busca de soluções para melhorar o acesso das comunidades afetadas.
Correspondências e agradecimentos
Durante o expediente, foram lidas diversas correspondências oficiais, incluindo respostas do Executivo a requerimentos apresentados pelos vereadores.
A vereadora Jéssica dos Santos agradeceu ao deputado federal Dalgoberto Nogueira pela destinação de um ônibus escolar ao município, destacando os benefícios para estudantes da rede municipal.
Também foi lido um ofício de atletas locais agradecendo ao presidente da Câmara pelo apoio no transporte para participação em uma maratona em Nova Andradina, onde representantes de Anaurilândia conquistaram importantes colocações.
Após as discussões e votações da pauta, o presidente Celsinho Alves encerrou a sessão às 21h26, destacando o compromisso do Legislativo com as demandas da população anaurilandense.